terça-feira, 6 de setembro de 2011

Campanha de enfrentamento a Violência: "Violência, onde ela Está?"


Ocorre no início desse mês o lançamento da Campanha Municipal de enfrentamento à Violência, intitulada: “Violência, Onde ela Está?”. A presente campanha contará com amplas ações de divulgação, sensibilização e atividades destinadas a comunidade Carazinhense.
Esta campanha é uma iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Carazinho), sendo uma proposta elaborada pela estagiária de Serviço Social, Viviane Isabela Rodrigues.

Considerando os níveis que a expressão da Questão Social Violência assume na contemporaneidade, torna-se latente e imprescindível a problematização coletiva acerca desta questão. Levar o debate da temática Violência a comunidade Carazinhense e compreender de que forma a comunidade avalia tal fenômeno e se organiza para possivelmente superá-lo, configura-se como um dos objetivos centrais desta iniciativa.

Entende-se que para se superar uma situação socialmente posta, tal como a Violência, o debate e a elaboração de estratégias de superação a estas situações dadas socialmente, deve ocorrer em meio coletivo, envolvendo a todas as pessoas que de alguma forma tornam-se afetadas pela Violência em seu cotidiano, ou seja, todos nós.

Desta forma, uma das ações da presente campanha será a realização de grupos de encontros junto à instituições Carazinhenses, tal como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), EMEF Patronato Santo Antônio e Escola La Salle no mês de outubro de 2011. Nestes encontros a temática da Violência será discutida por meio da arte teatral (Apresentação Grupo de teatro) e de debates entre os participes.

Outra ação prevista é o levantamento de dados no município de Carazinho no que tange a concepção social existente em nossa comunidade acerca da violência. Serão disponibilizadas urnas em vários pontos da cidade (supermercados, comércio, escolas, instituições públicas), e junto a elas um breve instrumento com questões objetivas, este levantamento também pode ser respondido online, junto ao presente blog. Esta ação visa reconhecer como a Violência se manifesta no cotidiano de nossa comunidade, suas formas, os locais em que incide, os sujeitos que se tornam alvo destas situações.

Compreendemos que para propor ações e políticas públicas continuas de enfrentamento a violência, torna-se necessário conhecermos o cenário atual, e para que isso seja possível, a Secretaria conta com o participação de toda a comunidade Carazinhense nesta pesquisa.



“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”(Paulo Freire)
PARTICIPE!

Veja outras notícias acerca da Campanha nas páginas:

Portal Controle Social 

Site Jus Brasil 

Site Prefeitura Municipal de Carazinho

Site Gazeta 670 

Nenhum comentário:

Postar um comentário