sábado, 3 de setembro de 2011

O CREAS e a Violência - Apresentação


A violência é um fenômeno social e histórico, que permeia as relações que se estabelecem entre pessoas, entre classes sociais, e, entre estas e o Estado. Existem inúmeras formas por meio das quais a violência se expressa, sendo que a mesma pode afetar sujeitos individuais ou coletivos.

A violência é uma expressão da questão social. A questão social representa o conjunto das desigualdades sociais, que tem sua gênese na apropriação privada da riqueza produzida coletivamente, mas, também representa resistência, condensando o conjunto de lutas sociais produzidas e reproduzidas no movimento contraditório das relações sociais. (IAMAMOTO, 2008). Nesta perspectiva, o fenômeno da violência exige e necessita respostas por parte do Estado para seu enfrentamento e combate.

Assim, a nível nacional surge o CREAS, que, em 19 de agosto de 2008 foi criado em Carazinho, por meio do Decreto nº 106.  No que se refere à operacionalização dos serviços, a equipe profissional do CREAS Carazinho busca materializar os princípios da proteção social de Assistência Social definidos pelo SUAS, bem como, as seguranças que devem ser afiançadas pelo Sistema, conforme delineados na NOB/SUAS.

Neste sentido, além do atendimento direto às famílias que possuem um ou mais de seus membros em situação de violência, a equipe do CREAS Carazinho realiza eventos de sensibilização para a comunidade em geral, especialmente em momentos que lembram datas históricas, como o Dia Nacional de Combate e Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; Dia Nacional do Idoso; Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, dentre outras datas que representam movimentos de resistência.
 
É nesta perspectiva que surge a idéia deste blog, por meio de um projeto de intervenção da Estagiária de Serviço Social Viviane Isabela Rodrigues. Aproveitemos este espaço para socializar informações acerca do CREAS e do trabalho que vem sendo desenvolvido neste espaço.
 
Autora: Coordenadora e Assistente Social CREAS Carazinho - Geovana Prante Gasparotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário